Resumo Curricular

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1996 -2002).

Durante o Curso frequentou três estágios clínicos opcionais no âmbito da cirurgia e da medicina vascular:
– Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Distrital de Elvas
– Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação, Campus Virchow-Klinikum, Universidade de Humboldt, Berlim
– Serviço de Angiologia, Departamento de Medicina, Allgemeines Krankenhaus Hospital, Viena

Foi distinguido com os seguintes prémios:
– Professor Aureliano Pessegueiro (melhor classificação na disciplina de Medicina 4º ano)
– Magalhães Lemos (melhor classificação na disciplina de Neurologia e Neurocirurgia)
– Professor Tiago de Almeida e D. Idalina de Almeida (melhor classificação na disciplina de Medicina de 6º ano)

Foi membro da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Departamento de Educação Médica.

Em Outubro de 2001 iniciou funções de monitor da disciplina de Anatomia do 1º ano do curso de Medicina. Manteve docência durante 4 anos lectivos.

Realizou o Internato Geral no Hospital de São João (2003-2004).

Efectuou a especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital de São João (2005 – 2011).

Em Outubro de 2007 foi convidado para Assistente Voluntário apoiando o ensino de Cirurgia Vascular na disciplina de Cirurgia do 4º ano.

Frequentou diversos cursos do âmbito da sua especialidade tanto nacionais (patrocinados pela Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular e Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular) como internacionais (King’s College, University of London, The Royal College of Surgeons of England, Brussels Crossroads Institute, Pontresina European Vascular Masterclass, London Imperial College, European Society of Vascular Surgery).

Durante o internato efectuou dois estágios opcionais em Serviços de Cirurgia Vascular de reconhecido mérito clínico e científico internacional:
– Clínic Hospital Universitari, Barcelona
St Mary’s Hospital, Imperial College, Londres.

Desde 2011 exerce funções de Assistente Hospitalar no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de São João, Porto.

Completou em 2012 o ano curricular do Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde da Faculdade de Medicina do Porto.

Foi Investigador Principal do Hospital de São João no estudo observacional multicêntrico XALIA (XA inhibition with rivaroxaban for Long-term and Initial Anticoagulation in venous thromboembolism) cujos resultados foram publicados na revista The Lancet Haematol. 2016; 3: 12-21. 

É Investigador Principal do Hospital de São João no ensaio de fase 3 internacional, multicêntrico e aleatorizado VOYAGER PAD (Vascular utcomes study of ASA alonG with rivaroxaban in Endovascular or surgical limb Revascularization for peripheral artery disease).

A participação activa do médico nas questões de índole científica é, mais do que uma opção, uma exigência. Empenha-se por manter uma componente científica relevante ao longo da sua actividade, com diversos trabalhos desenvolvidos, sendo autor e co-autor de mais de uma centena de artigos e comunicações.

A cirurgia representa o corolário do processo de tratamento do doente. Não sendo um fim em si mesma, é um aspecto fulcral da actividade de um cirurgião. Possui uma robusta casuística cirúrgica, com experiência tanto em cirurgia aberta, como em intervenção endovascular.

É Membro das das seguintes sociedades científicas:
– Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular
– Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-torácica e Vascular
– European Society for Vascular Surgery